Notícia
REN investe até 180 milhões em nova ligação eléctrica a Espanha
Situação de tensão no leste da Europa vai levar a REN a criar uma terceira interligação a Espanha, para poder abastecer o continente europeu, escreve hoje o “Público”.
"A terceira interligação que ligará a Guarda a Zamora é um investimento que vai além do interesse regional", explicou ao jornal o CEO da empresa, Rui Vilar. A terceira ligação vai permitir "potenciar a capacidade do nosso terminal em Sines como um ponto de abastecimento para as redes europeias", resumiu Vilar.
Em causa estará um investimento do lado português "entre 150 e 180 milhões de euros". Por outro lado, "haverá fundos comunitários, visto que a UE está a redesenhar de alto a baixo a sua política energética", sublinhou o presidente da empresa, que é detida em 25% pela chinesa State Grid.
Recentemente, Durão Barroso chegou a dizer que Portugal e a Península Ibérica podem ter muita importância no abastecimento de energia à Europa, caso a Rússia deixe de fornecer gás através da Ucrânia.
Rui Vilar acompanhou o Presidente da República na viagem à China e afirmou que recebeu várias perguntas sobre a ultima fase de privatização da REN.