Notícia
Reembolsos do Autovoucher ultrapassam 91 milhões de euros
Os reembolsos efetuados no âmbito do Autovoucher atingiram os 91,4 milhões de euros, disse esta sexta-feira o Ministério das Finanças, traduzindo um acréscimo de 24,5 milhões de euros face ao montante contabilizado no final da semana passada.
08 de Abril de 2022 às 20:34
Segundo o Ministério das Finanças, o programa Autovoucher conta já com 2.952.896 aderentes, sendo que, deste total, mais de 1,1 milhões receberam neste mês de abril o apoio à compra de combustível concedido através deste programa.
Ao todo foram até agora efetuados reembolsos no valor de 91.407.915 euros. No final da semana passada os reembolsos totalizavam 66.893.075 euros.
A medida foi desenhada para durar durante cinco meses -- de novembro de 2021 a março de 2022 --, tendo ficado definido que, caso o consumidor registado na plataforma IVAucher não faça qualquer abastecimento num mês, o apoio previsto 'desliza' e acumula com o valor do(s) mês(es) seguinte(s).
Porém, perante a escalada de preços registada após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Governo decidiu reforçar de 10 para 40 cêntimos (ou de cinco para 20 euros) o valor do subsídio atribuído em março e abril.
Desde que, em 25 de março, foi anunciado o prolongamento da medida para abril, registaram-se 336 mil novas adesões ao programa, segundo indicou à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.
De acordo com as regras da medida, uma pessoa que tenha aderido em março, mas apenas utilize o benefício em abril, receberá este mês um total de 40 euros de reembolso com o primeiro abastecimento.
Já para os aderentes no decorrer do mês de abril, o benefício total é de 20 euros.