Notícia
Presidente da Endesa confirma interesse nas barragens da EDP
O presidente executivo da Endesa, José Bogas, manifestou hoje interesse nos ativos hidráulicos que a EDP quer vender e adiantou que a energética foi convidada a participar no processo.
Bogas, durante uma conferência com analistas em que apresentou os resultados da empresa no primeiro semestre do ano, recordou que há um processo formal já em andamento para a aquisição desse pacote de ativos hidráulicos da EDP na Península Ibérica, tendo sido fixado o dia 31 de julho como prazo final para a apresentação de ofertas não vinculativas.
José Bogas explicou que a Endesa está interessada nesses ativos, como em todas as oportunidades que surjam para crescer no mercado ibérico, mas sempre procurando a criação de valor para os acionistas.
Segundo tinha noticiado a Bloomberg no início do mês, são cinco as companhias interessadas nos ativos da EDP: Brookfield, Endesa, Engie, Iberdrola e Macquarie.
A EDP anunciou em março passado que iria realizar vários processos de venda de ativos, para um encaixe de 6.000 milhões de euros, com o objetivo de alcançar financiamento para sua aposta nas energias renováveis.
No plano estratégico da EDP 2019-22, apresentado aos investidores e analistas em Londres, a empresa referiu a intenção de encaixar mais de 2.000 milhões de euros com a venda de negócios não estratégicos para o grupo, identificando sobretudo ativos em regime de mercado e centrais térmicas em Portugal e Espanha.
Esta alienação de ativos deverá ser concretizada "nos próximos 12 a 18 meses", indicou na altura a EDP.