Notícia
Preço das botijas de gás subiu 17% em nove meses
Desde que o preço deixou de ser regulado, as botijas de gás butano já aumentaram quase 17%. As contas são do Jornal de Notícias, segundo o qual o preço em Portugal é quase o dobro do praticado em Espanha.
As botijas de gás butano custam mais de 29 euros, um valor quase duas vezes superior ao praticado em Espanha e um aumento de quase 17% desde que o preço deixou de ser regulado, há nove meses.
As contas são do Jornal de Notícias (JN) que, na sua edição desta quarta-feira escreve que o aumento não só supera mais de cinco vezes a inflação de 2021, como ultrapassa a média total dos produtos energéticos (11,18% em dezembro).
Em Espanha os preços regulados pelo Estado subiram 5% em janeiro para 15,6 euros (propano) e 17,75 euros (butano). Em Portugal, o projeto da tarifa social para o gás de petróleo liquefeito (GPL) em Portugal ficou pelo caminho em 2019, pelo que cabe agora ao próximo Governo encontrar outra solução para as 800 mil famílias que beneficiam da tarifa social da luz, entre as 2,1 milhões que dependem de gás de botija.
O JN, que cita dados do Balcão Único da Energia recolhidos pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), refere que, no final de janeiro, a botija de gás butano de 13 kg estava a custar 29,22 euros e a de gás propano, de 11 kg, custava 29,23.