Notícia
Portugal preenche 96% das reservas de gás para o inverno
Entre os países europeus, apenas Espanha tem maior capacidade armazenada, com as reservas a 100%. É esperado um inverno mais frio e preços mais altos.
Portugal está neste ano no pódio dos países europeus com maiores reservas de gás natural em percentagem, escreve nesta quarta-feira o Jornal Económico, indicando que o armazenamento se encontra a 96%, numa capacidade de 3,45 terawatts-hora (TWh).
De acordo com dados do regulador europeu citados pela publicação, apenas Espanha supera nesta altura Portugal nas reservas já preenchidas para o inverno, com uma percentagem de 100% (36 TWh).
O jornal escreve que um inverno mais frio na Europa poderá provocar um disparo nos preços do gás natural, segundo antecipou o Goldman Sachs numa nota divulgada na terça-feira.
Os analistas do banco estimam que o armazenamento de gás europeu atinja um nível "confortável" de 95% em outubro, prevendo preços de 43 euros por megawatt-hora (MWh).
Contudo,um inverno de temperaturas mais frias do que aquelas que são agora antecipadas poderá levar os preços para valores entre os 60 e os 80 euros por megawatt-hora.