Notícia
Portugal é o país da União Europeia com as reservas de gás mais preenchidas
REN diz que o enchimento médio do armazenamento subterrâneo desde 2020 foi de 90,7% e que a perspetiva para 2025 é a de que se continue a verificar um nível elevado em 2025, até porque "não se esperam alterações de contexto significativos para o funcionamento do mercado de gás na Península Ibérica".
Portugal é o único país que tem as reservas de gás preenchidas ao máximo na União Europeia, onde os Estados-membros contam, em média, com um nível de armazenamento de 69%, escreve esta quinta-feira o Eco.
A publicação cita dados da REN que indica que "o armazenamento subterrâneo encontra-se totalmente cheio", atendendo ao "pleno cumprimento por parte dos comercializadores das respetivas obrigações de constituição de reservas de segurança", tal como estão obrigados pela regulamentação europeia e pela legislação nacional.
Ao nível do bloco europeu, o nível de armazenamento médio era de 69,32%, segundo dados da Gas Infrastructure Europe, a associação de operadores de infraestruturas de gás da União Europeia, a 6 de janeiro. Portugal é o único país na UE com níveis de armazenamento na ordem dos 100%.