Notícia
Portugal e Espanha concorrem na ligação eléctrica a Marrocos
Espanha poderá avançar com uma nova ligação a Marrocos mas trata-se de um projecto diferente do que Portugal tem em curso naquele país do Norte de África. Está prevista para 2018 e primeira interligação eléctrica Portugal-Marrocos.
A primeira interligação eléctrica entre Portugal e Marrocos, avaliada em 400 milhões de euros, vai mesmo avançar em 2018. A garantia foi dada ao Dinheiro Vivo pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
Isto depois do jornal espanhol Cinco Días ter noticiado que Portugal e Espanha estariam a competir nesta ligação, através das suas respectivas entidades, a Rede Eléctrica Nacional (REN) e a Red Eléctrica de España.
Para Seguro Sanches, a questão não se coloca. "O projecto entre Portugal e Marrocos é perfeitamente autónomo. É um projecto da maior prioridade e interesse. Apesar de existirem outras interligações, esta tem a sua razão de ser e está assumida pelos dois governos. Estamos só à espera da conclusão do estudo para a podermos desenvolver", afirmou.
O que estará então em causa, do lado espanhol, é um terceiro cabo submarino de alta tensão entre Espanha e Marrocos, para duplicar a actual capacidade de 800 megawatts.
Marrocos está empenhado em diversificar as suas fontes de energia eléctrica para não depender apenas das actuais interligações eléctricas que ligam o país a Espanha, lembra o Dinheiro Vivo.