Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado liberalizado de electricidade supera os 4,5 milhões de clientes

A maioria do consumo de electricidade em Portugal teve lugar no mercado livre em Maio, que ganhou três novas empresas comercializadoras nos últimos meses.

Bloomberg
14 de Julho de 2016 às 06:01
  • ...
O mercado liberalizado de electricidade continua em crescimento e superou os 4,5 milhões de clientes. Entre Abril e Maio, o mercado de electricidade ganhou mais 32 mil clientes, um crescimento de 0,7%.

Os dados foram divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) esta quinta-feira, 14 de Julho. No espaço de um ano o número de consumidores cresceu 12%, uma taxa média mensal de 1%.

Em termos de consumo, o mercado livre representou 90% do consumo total em Portugal Continental durante o mês de Maio. Face a Maio de 2015, o consumo neste mercado cresceu em 3,4 pontos percentuais.

Olhando para o mercado em termos de segmentos de consumidores, o regulador de energia sublinha que "praticamente a totalidade dos consumos de grandes consumidores está já no mercado livre". Em termos de famílias, este valor atinge 78% face ao total do mercado de electricidade em Portugal.

O mercado liberalizado de electricidade em número de clientes continua a ser liderado pela EDP (85%), seguida da Galp (6%) e Endesa (3,6%).

A EDP também lidera o mercado em termos de consumo (45% do total), seguida da Iberdrola (16,7%) e da Endesa (16,5%).

Por segmentos, a Iberdrola lidera entre os grandes consumidores; a Endesa lidera entre os industriais; a EDP lidera entre os pequenos negócios e as famílias.

O mercado também ganhou três novas empresas comercializadores de electricidade nos últimos meses: a Lualuz, a Elergone e a Logica Energy.
Ver comentários
Saber mais Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE Portugal Continental EDP Galp Endesa Iberdrola energia eletricidade (prod e dist)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio