Notícia
Lucros da BHP deslizam 81% no pior resultado desde 2001
A maior mineira do mundo fechou o ano com uma queda de 81% nos seus lucros, registando o seu pior resultado desde 2001.
Excluindo itens extraordinários, o resultado líquido da BHP Billiton passou de 6,4 mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros) no ano passado para 1,2 mil milhões no ano fiscal terminado a 30 de Junho, revelou esta terça-feira, 16 de Agosto, a empresa citada pela Bloomberg.
Apesar da queda significativa dos resultados, a mineira apresentou um lucro que superou as estimativas dos analistas consultados pela agência de informação americana e que apontavam para um valor médio de 1,04 mil milhões de dólares.
Já o resultado final foi mesmo um prejuízo de 6,4 mil milhões, o que corresponde ao primeiro resultado negativo desde 2011, altura em que a empresa foi formada após a fusão entre a BHP e a Billiton, salienta a Bloomberg.
Esta quebra está relacionada com a descida dos preços das matérias-primas, que chegaram a negociar em mínimos de 25 anos em Janeiro. Os resultados excluindo itens extraordinários também são os mais baixos desde 2001.
A maior mineira do mundo contabilizou despesas no valor de 7,7 mil milhões de dólares relacionadas com um derramamento na sua joint venture no Brasil, a Samarco, questões fiscais nos EUA e a desvalorização de activos devido à queda dos preços do petróleo, adiantou a empresa.