Notícia
Governo quer recuperar até 500 milhões de euros da EDP
A ERSE está a calcular os valores pagos à eléctrica nos últimos 10 anos. O Governo prevê recuperar até 500 milhões de euros em rendas excessivas.
O Governo está a trabalhar para tentar recuperar o dinheiro que foi pago à EDP nos últimos 10 anos, de acordo com o Expresso.
As contas ainda não estão concluídas, mas os números apontam para cerca de 500 milhões de euros.
O jornal adianta que o Governo está à espera de um relatório da Entidade Reguladora da Energia (ERSE), que está a analisar os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC). Posteriormente será encontrado o valor considerado pago como "rendas excessivas".
O Orçamento do Estado para este ano tinha incluído o "ajustamento final dos custos" pagos no âmbito dos CMEC e estipulava como meta para a entrega do estudo o primeiro semestre deste ano.
O Expresso diz que o trabalho da ERSE deverá estar concluído no Verão. O Ministério da Economia decidirá depois os valores a exigir, bem como deverá definir os preços da electricidade para 2018.
O processo investiga crimes de corrupção e participação económica em negócio, num caso que está relacionado com as compensações pela cessação de contratos de aquisição de energia, em 2007.