Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo cria incentivo para municípios trocarem carros a combustível por eléctricos

O Governo estipulou que o incentivo vai assumir a forma de um desconto aplicado ao preço da electricidade usada no abastecimento dos veículos, desde que seja produzida a partir de centrais instaladas no respectivo município.

Miguel Baltazar
04 de Janeiro de 2018 às 15:37
  • 1
  • ...
O Governo aprovou a criação de um incentivo com o objectivo de promover a substituição de carros movidos a gasóleo e gasolina por carros eléctricos nas frotas municipais.

"Foi aprovada a criação de um incentivo destinado a promover a substituição de combustíveis fósseis por energia eléctrica para o abastecimento de veículos de serviço público municipal", pode-se ler no comunicado do Conselho de Ministros que teve lugar esta quinta-feira, 4 de Janeiro.

O objectivo é "incentivar os municípios a procederem à renovação da sua frota de transportes públicos de passageiros e de recolha de resíduos, substituindo os veículos consumidores de combustíveis fósseis por veículos eléctricos sem emissões", segundo o documento.

Por outro lado, a medida tem como objectivo incentivar a instalação de centros electroprodutores de electricidade a partir de fontes renováveis para abastecerem a frota municipal.

"Este incentivo, que terá a duração de oito anos, assume a forma de um desconto aplicado ao preço da energia eléctrica utilizada no abastecimento dos veículos, desde que produzida a partir de fontes renováveis em unidades instaladas no município", esclarece o comunicado do Conselho de Ministros.

Ao mesmo tempo, o Governo também aprovou o programa de acções e estudos a desenvolver pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no âmbito da "organização dos procedimentos de concurso público para a atribuição de concessões destinadas ao exercício da actividade de exploração das redes municipais de distribuição de electricidade em baixa tensão, no território continental português".

 
Conforme explica o comunicado do Conselho de Ministros, este "
decreto-lei visa preparar o lançamento, em 2019, dos concursos para atribuição das concessões municipais de distribuição de energia eléctrica em baixa tensão".

Ver comentários
Saber mais Governo Conselho de Ministros carro eléctrico autarquias energia renovável
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio