Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gás natural: ERSE propõe descida de 1,1% nas tarifas para as famílias

Esta descida afecta somente os 300 mil consumidores no mercado regulado. Descida de 28 cêntimos por mês para uma família de quatro pessoas com uma factura mensal de 24 euros.

Bloomberg
17 de Abril de 2017 às 16:48
  • ...
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs uma descida dos preços do gás natural para o ano-gás de 2017-2018.

O regulador propõe assim uma descida de 1,1% para os consumidores domésticos e serviços a partir de 1 de Julho. Para a pequena indústria a ERSE propõe uma descida de 1,3%, enquanto que para a indústria a proposta é para reduzir as tarifas em 2,4%, divulgou o regulador esta segunda-feira, 17 de Abril.

Esta descida afecta somente os cerca de 300 mil consumidores que ainda se encontram no mercado regulado, do total de 1,4 milhões de consumidores de gás natural em Portugal. A tarifa social para os consumidores economicamente vulneráveis de gás natural prevê um desconto de 31,2%.

Este é o terceiro ano consecutivo em que os preços do gás natural sofrem uma redução, correspondendo a uma variação acumulada de 25,4% para as famílias.

A variação tarifária deste ano vai corresponder a uma descida de 15 cêntimos num casal sem filhos para uma factura média mensal de cerca de 13 euros. Para um casal com filhos, a descida vai ser de 28 cêntimos por mês para uma factura média de cerca de 24 euros.

Depois do conselho de administração da ERSE ter apresentado esta proposta, o conselho tarifário da ERSE tem até 15 de Maio para emitir o seu parecer sobre as tarifas. O conselho de administração da ERSE terá depois em conta este parecer para tomar a decisão final sobre as tarifas que vigoram a partir de 1 de Julho de 2017.

A contribuir para esta descida dos preços está a descida dos custos com os acessos às infra-estruturas reguladas, que "visaram controlar a evolução dos custos com os acessos às redes".

Depois, a receita com a Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE), permitindo baixar os encargos dos consumidores. O aumento da procura do gás natural, através da maior utilização das centrais de ciclo combinado a gás natural para produtiz electricidade, também permitiu baixar os custos unitários das redes.

A ERSE também destaca que a "maior adequação do nível de investimento ao actual nível da procura" também contribuiu para esta descida. Neste âmbito, recorde-se que o regulador pediu o adiamento de vários investimentos da REN, tal como a terceira ligação de gás natural entre Portugal e Espanha, pois teria como consequência o aumento do preço do gás natural para os consumidores.
Ver comentários
Saber mais Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE gás natural preços tarifas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio