Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp tem 10 processos em execução fiscal

A petrolífera está envolvida em vários processos de litigância com o fisco e está sujeita a uma inspecção permanente, por ser um dos maiores contribuintes em Portugal.

Apesar de ter uma recomendação de “reduzir” para a Galp, o CaixaBI diz que a cotada apresenta uma das “histórias mais singulares” no sector de petróleo e gás na Europa. Segundo o banco, a Galp oferece um “perfil defensivo face a preços do petróleo baixos”, bem como um potencial de subida com a produção no pré-sal no Brasil.
Rui Miguel Pedrosa/Correio da Manhã
Negócios 05 de Agosto de 2016 às 09:43
  • 4
  • ...

A Galp tem, pelo menos, 10 processos de execução fiscal activos, avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, 5 de Agosto.

Quatro destes processos dizem respeito à Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE) que vigora desde 2014.

Outros processos recuam a 2001, ano em que a companhia foi objecto de várias inspecções relativas a 1997, mas a empresa tem prestado garantias e utilizado os mecanismos de defesa para contestar estes processos.

O actual secretário de Estado das Finanças, Fernando Rocha Andrade, ainda não deu provimento a nenhum recurso da petrolífera, tendo impugnado todas as reclamações da empresa em tribunal.

A companhia é um dos maiores contribuintes em Portugal. Por isso, encontra-se no cadastro especial de contribuintes, sujeito a uma inspecção mensal permanente. Só em impostos sobre o rendimento tinha a pagar mais de 219 milhões de euros em 2015.

Ver comentários
Saber mais Galp Correio da Manhã Contribuição Extraordinária Sector Energético CESE secretário de Estado das Finanças Fernando Rocha Andrade energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio