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Galp usa baterias em fim de vida para dar energia a carregadores elétricos em Madrid

O projeto chama-se "Second Life Batteries" e foi desenvolvido em parceria com a BeePlanet e a BMW num posto de combustível da Galp em Alcalá de Henares, na capital espanhola.

29 de Julho de 2024 às 15:18
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Depois de já ter testado a tecnologia dos "armários para carregar baterias" de pequena dimensão para trotinetes e bicicletas usadas em meio urbano, em Lisboa, a Galp avançou agora com o lançamento em Madrid de um projeto de reutilização e reaproveitamento de baterias usadas de veículos elétricos (em fim de vida) para criar sistemas de carregamento rápido sem sobrecarregar a rede elétrica.

O projeto chama-se "Second Life Batteries" e foi desenvolvido em parceria com a BeePlanet e a BMW num posto de combustível da Galp em Alcalá de Henares, município da comunidade autónoma de Madrid.

De acordo com a petrolífera, no final do primeiro semestre do ano, a empresa alcançou cinco mil pontos em operação na Península Ibérica. A Galp continuará a investir para duplicar novamente a sua rede", sublinhou a empresa em comunicado. 

Este sistema "Second Life Batteries", que permite prolongar a vida útil das baterias de veículos elétricos (reduzindo as emissões associadas ao seu ciclo de utilizição), foi instalado num contentor de 20 pés (6,1 metros). No total tem uma capacidade de 368kWh e está ligado a dois carregadores de 180kW, podendo carregar consecutivamente até nove veículos), com recurso a potência mínima da rede, explica a Galp. O objetivo é reduzir a potência exigida à rede elétrica pelos hubs de carregamento ultrarrápido, facilitando o desenvolvimento destas infraestruturas.

"Acreditamos que a mobilidade será crescentemente eletrificada e que a sua adoção em larga escala é indispensável para a redução de emissões. A Galp está na vanguarda da transformação da mobilidade, com projetos inovadores que garantam o acesso a energias e combustíveis cada vez mais sustentáveis a um número cada vez maior de pessoas", assinala João Diogo Marques da Silva, o administrador executivo da Galp responsável pela área comercial.

A empresa instalou o primeiro carregador elétrico numa estação de serviço numa autoestrada europeia há mais de 15 anos. "Desde então, a infraestrutura de carregamentos da Galp tem praticamente duplicado todos os anos desde 2020, antecipando as necessidades de um mercado em crescimento acelerado", refere a petrolífera. 

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