Notícia
Galp baixa componente do preço da luz em 6%
Empresa avança já a 1 de dezembro com a redução média de 6% no preço da componente comercial da eletricidade.
A Galp Energia vai baixar o preço da eletricidade, na componente comercial, em 6%. Antecipando-se ao período tradicional de atualização de preços, 1 de janeiro, irá repercutir este custo inferior aos seus clientes já a partir de dia 1 de dezembro.
"A partir de 1 de dezembro, a Galp reduz a componente comercial da eletricidade em média 6%, antecipando uma atualização que, normalmente, só entraria em vigor em janeiro", refere a empresa em comunicado.
Esta descida, um mês antes da que já foi anunciada pela EDP Comercial, a líder em termos de quota no mercado liberalizado de energia, vem "reforçar o seu posicionamento competitivo entre os principais comercializadores e permitindo às famílias começarem a poupar mais cedo", diz.
Fruto das várias alterações introduzidas aos preços ao longo deste ano, a Galp Energia sublinha que, considerando esta descida média de 6%, "em dezembro, um cliente da Galp verá a sua fatura reduzida em 15% comparando com o início do ano".
A descida agora anunciada pela Galp Energia é igual à que será realizada pela EDP Comercial, sendo que ambas as empresas vão avançar com uma redução de parte do preço da eletricidada ligeiramente superior à proposta pela ERSE para o mercado regulado.
Em outubro, o regulador apresentou uma proposta de que levará a que os clientes do mercado regulado possam vir a beneficiar de uma tarifa de acesso às redes mais baixa em 5,8%. Esta proposta tem, no entanto, de ser aprovada a 15 de dezembro pelo Conselho Tarifário.