Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP reduz 26% o preço do gás natural a partir de outubro, sem mexer na fatura da luz

"Perante alguma melhoria nos mercados internacionais para a aquisição de gás natural, a EDP Comercial tem condições para reduzir a componente de energia da fatura dos clientes residenciais", disse fonte da elétrica ao Negócios.

David Cabral Santos
08 de Setembro de 2023 às 11:08
  • 4
  • ...
A EDP Comercial anunciou esta sexta-feira que vai reduzir o preço do gás natural em 26% já a partir do próximo dia 1 de outubro para os clientes residenciais. No entanto, as famílias abastecida pela empresa sentirão uma descida média inferior a esse valor nas suas faturas mensais, na ordem dos 20%. Esta diferença prende-se com o aumento das tarifas de acesso às redes (que afetam a componente fixa da fatura e variam consoante o escalão de consumo), ditadas pelas Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e que entrarão em vigor também em outubro, no novo ano-gás.   

Já no que diz respeito ao preço da eletricidade, a elétrica decidiu não fazer mais alterações em 2023. "Perante alguma melhoria sentida nos mercados internacionais de energia para a aquisição de gás natural, a EDP Comercial tem condições para reduzir a componente de energia da fatura dos clientes residenciais, em média, em 26%, a partir de 1 de outubro. O preço da eletricidade manter-se-á inalterado até ao final do ano", avançou ao Negócios fonte oficial da EDP Comercial. Esta é a segunda vez que a EDP baixa os preços do gás em 2023, depois dos aumentos expressivos de 30 euros, em outubro de 2022.

Em abril, a empresa já tinha revisto em baixa o tarifário do gás natural no segmento residencial, o que também representou, em média, um alívio de 20% na fatura de gás natural das famílias. "Apesar de o contexto de mercado ainda não ter estabilizado, a EDP Comercial considera ter condições para baixar a sua componente de preço aplicável ao consumo de energia", justificou a elétrica nessa altura, numa mensagem enviada aos clientes. 

Por seu lado, a Galp também anunciou recentemente um aumento do preço do gás natural em 4% a partir de outubro, que "reflete o aumento dos custos de energia nos mercados grossistas e a subida das tarifas de acesso às redes regulada" pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos". Na eletricidade, empresa vai manter inalteradas as tarifas até ao final do ano.

De acordo com a comercializadora, esta atualização do preço do gás "traduz-se num aumento médio de 70 cêntimos por mês" face à tabela atual para uma família com dois filhos", inserida no primeiro escalão de gás natural, com um consumo médio mensal de 134 kWh (quilowatt-hora).
Ver comentários
Saber mais EDP Comercial EDP Comercial economia negócios e finanças energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio