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EDP recebeu contacto "muito residual" de clientes afectados por novo ataque de "phishing"

A EDP foi vítima de um novo ataque de "phishing", que levantou alertas em Espanha. A eléctrica não tem indícios de que seja mais pronunciada do que as anteriores campanhas.

A EDP, liderada por António Mexia, reforçou o estatuto da cotada mais lucrativa da bolsa portuguesa. A eléctrica obteve um resultado líquido de 263 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, mais 11% que no mesmo período de 2015.
16 de Junho de 2017 às 13:40
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O novo ataque de "phishing" que visou a EDP não motivou muitas queixas à eléctrica. "Não temos indícios de que esta vaga tenha uma amplitude maior do que a anterior, tendo sido muito residual o número de contactos de clientes", indica a empresa liderada por António Mexia em resposta ao contacto do Negócios.

 

A Oficina de Seguridad del Internauta (OSI), que pertence ao Incibe, informou que foi "detectada uma nova campanha fraudulenta, do tipo ‘phishing’ que usa a companhia eléctrica EDP, cujo propósito é instalar um ‘software’ malicioso no equipamento da vítima", conforme noticiado. A EDP confirma as acções, acrescentando que é uma repetição das que já tinham ocorrido em Novembro em Espanha - igualmente com facturas electrónicas falsas em que surgiam a identidade e o símbolo da EDP. Mas também o território nacional não escapou a estes ataques fraudulentos em que os clientes recebem e-mails da EDP com uma factura electrónica.

 

"Em Portugal ocorreu, no final do mês de maio, uma campanha em tudo semelhante a esta agora identificada em Espanha. A mensagem era praticamente a mesma, baseada numa factura falsa, apenas diferindo no idioma do texto apresentado", assinala a assessoria de imprensa da EDP.

 

A EDP, que colocou no site em Espanha a indicação sobre o que deve ser feito por quem foi atacado e que dispõe igualmente de uma área de segurança informática em Portugal, sublinha que nunca solicita "em qualquer mensagem de correio electrónico, elementos de carácter pessoal, como, por exemplo, informações relativas a novas formas de pagamento ou reembolsos", pelo que, logo à partida, quando tal é feito a identidade do remetente é duvidosa.

 

"Este tipo de situações é completamente alheio à EDP. No entanto, sempre que ocorrem, a empresa atua segundo os procedimentos estabelecidos, informando as comunidades de segurança em Portugal e Espanha para que bloqueiem este tipo de emails nas suas redes, informando os clientes e os cidadãos em geral pelos canais de comunicação, sempre que a dimensão o justifique, e informando as entidades policiais com competências para este tipo de crimes", continua a EDP.

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