Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP coloca à venda espanhola Naturgas

A eléctrica portuguesa lançou a operação de venda da segunda maior distribuidora de gás em Espanha, avaliada em 2.000 milhões de euros, avança a imprensa espanhola.

A eléctrica aumentou, pela primeira vez desde 2012, o valor do dividendo. Vai distribuir 0,19 euros por acção, o equivalente a 6,34% do valor de fecho das acções na sexta-feira. A empresa liderada por António Mexia reserva para os accionistas 695 milhões de euros, 72% do lucro.
Miguel Baltazar
17 de Fevereiro de 2017 às 12:21
  • 8
  • ...
A EDP colocou à venda a empresa espanhola de distribuição de gás Naturgas. A notícia está a ser avançada pelo jornal El Economista esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, citando fontes próximas do processo.

A eléctrica está disposta a vender mas somente se conseguir uma boa oferta pela empresa que está avaliada em 2.000 milhões de euros. A operação de venda será oficialmente lançada quando o Goldman Sachs concluir a venda da Redexis, uma gasista espanhola controlada pelo banco norte-americana, escreve o jornal espanhol.

A notícia já tinha sido avançada pela agência Bloomberg no início de Janeiro. Mas então a EDP estava ainda a ponderar a venda da empresa gasista, tendo decidido avançar agora. Com o objectivo de estudar a operação, a EDP contratou os bancos JP Morgan e Morgan Stanley.

A Naturgas conta com um milhão de clientes em Espanha, sendo a principal empresa distribuidora de gás no País Basco, Cantábria e nas Astúrias. A empresa é a segunda maior distribuidora de gás em Espanha, a seguir à Gas Natural Fenosa.

Na terceira posição surge a Redexis, que está em processo de venda com dois consórcios interessados na empresa: um formado pela Borealis, China Investment Corporation e Allianz, outro formado pela First State e CPPIB.

O jornal espanhol avança que a Madrilena Red de Gas é uma das empresas interessadas na Naturgas e que a Arcus também pode avançar para a operação, através de um consórcio.

Outras companhias, como a francesa EDF Invest, a holandesa PGGM, a britânica Lancashire e a chinesa Gingko podem também avançar para o negócio.
Ver comentários
Saber mais EDP Gas Natural Fenosa Goldman Sachs energia petróleo e gás (distribuição)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio