Notícia
EDP poderá encaixar até 3.000 milhões com a venda da rede da Naturgas
A venda da Naturgas, por parte da EDP, prossegue. O El Economista avança que a eléctrica está a ponderar vender a rede de gás mas manter a empresa como fornecedora. A operação poderá ascender a 3.000 milhões de euros, segundo fontes citadas pelo jornal espanhol.
A EDP avançou com a operação de venda da Naturgas, avaliada em 2.000 milhões de euros, uma informação que já tinha sido avançada no dia 17 de Fevereiro. Esta quarta-feira, 22 de Fevereiro, o El Economista adianta que a eléctrica está a ponderar várias possibilidades. Entre elas está a venda da rede de gás e manter a Naturgas como comercializadora.
O jornal espanhol adianta que a EDP já recebeu várias propostas de interessados para analisar a operação. Segundo documentos que estão nas mãos dos bancos de investimento, em cima da mesa está a venda de 7.715 quilómetros de rede de gasoduto. Enquanto os clientes, que ascendem a quase um milhão, deverão ser mantidos na Naturgas, que ficará assim como fornecedora.
A avaliação da operação poderá situar-se entre os 2.500 milhões e os 3.000 milhões de euros, dizem ao El Economista fontes, que consideram que o que está a ser vendido pela EDP é um activo de alto nível, uma vez que se trata de uma rede compacta e em muito bom estado e que transporta um volume de gás elevado, de acordo com as mesmas fontes.
Estes valores que estão a ser agora avançados pela imprensa espanhola superam assim os valores indicativos iniciais e que apontavam para 2.000 milhões de euros. Os analistas do BPI avaliam a Naturgas em 2.100 milhões de euros.
A Naturgas representa, actualmente 6% do preço-alvo que o BPI dá à EDP. Se a EDP vender a Naturgas por 2.500 milhões de euros, em linha com os valores implícitos na última venda comparável, que foi a Madrileña Red de Gas, levará a "um aumento na nossa avaliação [da EDP] de 0,11 euros", adiantam os analistas, que avaliam a eléctrica liderada por António Mexia em 3,25 euros por acção.
As acções da EDP estão a subir 0,17% para 2,897 euros.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.