Notícia
CMVM chumba Artur Trindade no Omip
O regulador dos mercados considera que há incompatibilidade por Artur Trindade ser quadro da ERSE, noticia o Público. O Omip terá até à próxima semana para tirar dúvidas sobre a nomeação do antigo secretário de Estado da Energia.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) chumbou a nomeação de Artur Trindade para vice-presidente do Omip, o pólo português do operador do mercado ibérico de energia.
A notícia é dada pelo jornal Público desta quinta-feira, 23 de Março. A nomeação do antigo secretário de Estado da Energia e actual director-geral da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já tinha recebido luz verde dos governos português e espanhol.
O parecer, que é vinculativo, considera que existem incompatibilidades para o exercício do cargo. A ERSE aceitou ceder Artur Trindade mas foi precisamente esta ligação ao regulador da energia que justifica o chumbo da CMVM: a entidade considera que, mesmo quando estão cedidos para funções em outra entidade, os trabalhadores mantêm "deveres" para com o empregador.
O Omip já foi informado desta decisão e tem até à próxima semana para tentar esclarecer dúvidas, diz o Público.