Notícia
CEO da Verbund confirma interesse nas barragens da EDP
O presidente executivo da austríaca Verbund confirmou que a empresa está a analisar os ativos hidroelétricos da EDP, realçando que não é muito frequente haver este tipo de ativos no mercado.
A maior "utility" da Áustria, a Verbund, confirmou que está a analisar a compra das barragens que a EDP colocou à venda.
"Os ativos hidroelétricos não surgem no mercado com muita frequência", o que justifica o interesse da Verbund pelos ativos que a EDP está a vender. "Vamos analisar e tomar uma decisão", acrescentou Wolfgang Anzengruber, numa conferência de imprensa, citado pela Bloomberg.
Em causa estão os projetos hidroelétricos ibéricos, de cerca de dois gigawatts, cuja alienação deverá permitir um encaixe de 2 mil milhões de euros à EDP.
No dia 5 de setembro, a Reuters noticiou que a elétrica liderada por António Mexia já tinha uma "short list", composta por cinco empresas, onde já constava o nome da Verbund. Entre as empresas que farão parte desta lista estão, além da Verbund, a espanhola Iberdrola e a norueguesa Stratkraft.
O processo de venda está a ser liderado pelo Morgan Stanley e pelo UBS e já atraiu também o interesse de outras empresas e fundos de investimento na Europa, como a Enel, a Engie, a Macquarie e a Brookfield, segundo as mesmas fontes. No entanto, ainda não é certo que estas entrem na corrida.
António Mexia já tinha admitido que a compra dos ativos de energia hidroelétrica da EDP estava a gerar "forte interesse do mercado".