Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Buffet quer comprar gigante eléctrica por cerca de 9 mil milhões de dólares

A filial energética da Berkshire Hathaway já confirmou que chegou a acordo para a compra a gigante eléctrica Oncor num negócio que avalia esta empresa em 11,25 mil milhões de dólares.

Desde o início do ano, as posições de Warren Buffett valorizaram 2,4 mil milhões de dólares, segundo estimativas da Bloomberg. Warren Buffett, líder da Berkshire Hathaway, esteve activo no quarto trimestre. Quadruplicou a posição na Apple, com o investimento a valer 6,7 mil milhões de dólares no final de 2016. Deu ainda sequência à recente aposta em companhias aéreas, com os investimentos a valerem perto de dez mil milhões de dólares. Reforçou na Delta e na American Airlines. E abriu posição na Southwest Airlines. Outras das novas apostas foi a Monsanto, com um investimento em torno de 820 milhões de dólares, tendo em conta a cotação média das acções. Já nas cinco acções com maior peso na carteira ( Kraft-Heinz, o Wells Fargo, a Coca-Cola, a IBM e a American Express) não houve mexidas.
07 de Julho de 2017 às 12:53
  • ...

A Berkshire Hathaway Energy, filial da Berkshire Hathaway, empresa presidida pelo multimilionário Warren Buffett, revelou esta sexta-feira, 7 de Julho, que chegou a acordo para adquirir a Energy Future Holdings (EFH) por 9 mil milhões de dólares (7,9 mil milhões de euros).

 

Este negócio deverá significar que Buffett passará a controlar a gigante eléctrica texana Oncor (uma das maiores redes de distribuição energética dos Estados Unidos e que tal como a Luminant é detida pela EFH).

 

O montante previsto nesta transacção avalia a Oncor (que fornece energia eléctrica a 10 milhões de consumidores no Estado do Texas) em 11,25 mil milhões de dólares (cerca de 9,9 mil milhões de euros), um valor abaixo dos 18,4 mil milhões que a NextEra Energy Resources ofereceu pela eléctrica texana no âmbito de um negócio chumbado pelos reguladores americanos. Em Maio os reguladores rejeitaram essa transacção considerando que não salvaguardava o interesse público.

 

Este acordo acontece depois de a EFH ter pedido protecção contra falência em 2014 e numa altura em que a empresa-mãe da Oncor e da Luminant avança para uma situação de reabilitação.

 

A Berkshire Hathaway Energy opera nas áreas da electricidade e do gás-natural nos Estados Unidos, sendo que esta aquisição permitiria à empresa de Buffett reforçar a sua capacidade de oferta.

 

A agência Reuters escreve que esta é uma aposta arriscada de Buffett, na medida em que a transacção poderá ser travada pelos reguladores, que já bloquearam duas anteriores tentativas ade aquisição da Oncor.

 

"A Oncor é uma excelente escolha para a Berkshire Hathaway, e nós estamos satisfeitos por fazer outro investimento de longo-prazo no Texas. Quando investimentos no Texas investimentos em grande", afirmou Warren Buffett em comunicado.

 

Já o CEO da Oncor, Bob Shapard, considera que "ao juntarmos forças com a Berkshire Hathaway Energy, vamos garantir acesso a recursos operacionais e financeiros adicionais, continuando a posicionar-nos para assegurar as necessidades energéticas do nosso Estado".  

 

Esta não é a primeira aproximação de Buffett à EFH, depois de o multimilionário americano ter perdido 873 milhões de dólares na sequência de um investimento de 2 mil milhões de dólares em obrigações daquela empresa.

Ver comentários
Saber mais Warren Buffett Oncor Energy Future Holdings Estados Unidos Berkshire Hathaway Energy Berkshire Hathaway Bob Shapard
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio