Notícia
António Mexia eleito melhor CEO das ‘utilities’ na Europa
O director financeiro do grupo EDP, Nuno Alves, e o director da relação com investidores, Miguel Viana, também foram distinguidos.
António Mexia foi eleito, por um conjunto de analistas de ‘buy side’, o melhor presidente executivo da Europa no sector das ‘utilities’ (água, gás, electricidade), no âmbito de um estudo anual da revista Institutional Investor.
Nuno Alves, o CFO da empresa, foi reconhecido com o 2º (‘sell side’) e 3º lugar (‘buy side’) no ranking financeiro, segundo o comunicado da eléctrica.
Os analistas classificaram ainda a EDP em segundo lugar em termos de relação com investidores, enquanto Miguel Viana foi considerado - pelos profissionais de ‘buy side’ - o melhor profissional entre as ‘utilities’.
O 'buy-side' faz referência aos gestores de fundos de investimentos e de pensões, enquanto o 'sell-side' representa as corretoras/bancos que têm como foco a intermediação de negócios (‘fees’ e corretagem). Assim, um analista 'sell side' trabalha em bancos ou corretoras e avalia empresas para recomendar a compra ou a venda de acções aos seus clientes, enquanto o analista 'buy side' faz avaliações exclusivamente para as suas gestoras.
Na avaliação global às empresas europeias cotadas de todos os sectores, a EDP subiu 71 posições em relação ao ano anterior, ocupando agora o 20º lugar.
Também o trabalho desenvolvido pelo CEO da EDP Renováveis, João Manso Neto, e o CFO, Rui Teixeira, foi reconhecido pelos analistas de ‘sell side’, com a sua eleição para o 2º e 3º lugar, respectivamente.
O ranking do Institutional Investors 2015 All Europe Executive Team foi elaborado com base nos votos de 870 investidores de ‘buy-side’ de 485 instituições financeiras e 1110 analistas de ‘sell-side’ de 160 instituições europeias. A cada um foi solicitado que indicassem o melhor CEO, CFO, IR, bem como as empresas com os melhores programas de relação com os investidores.