Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acordo ibérico para intervir nos preços do gás com impacto de 6.200 milhões

O acordo ibérico firmado para intervir nos preços do gás natural no mercado grossista de eletricidade poderá ter um impacto de cerca de 6.200 milhões de euros. Já os comentários dos analistas apontam para um efeito “limitado” junto das empresas.

A EDP Comercial está a alertar potenciais novos clientes para a “instabilidade que se vive atualmente nos mercados”.
Pascal Rossignol/Reuters
28 de Abril de 2022 às 12:16
  • ...

O acordo entre Portugal e Espanha para limitar temporariamente o preço do gás natural para os produtores de eletricidade, que foi aceite por Bruxelas esta terça-feira, poderá ter um impacto de 6.200 milhões de euros. Pelo menos de acordo com os cálculos do jornal espanhol El Economista, que assumem um preço do gás na ordem dos 100 euros. 


A mesma fonte refere que isto poderia traduzir-se num valor de 26 euros por cada MWh consumido para os clientes do mercado livre de eletricidade. 


Mas, de acordo com a análise feita por empresas como o JPMorgan ou a Kepler Cheuvreux, a medida poderá ter um impacto "limitado" para as empresas. O JPMorgan por exemplo, refere que "o limite de preços não deverá ter um impacto significativo nas receitas das empresas elétricas espanholas ou da EDP, que estão a vender a maior parte da sua energia hidroelétrica e nuclear a preços muito inferiores ao limite resultante dos contratos bilaterais a preços fixos (...)". 


Já a Kepler Cheuvreux indica na sua análise que "é difícil avaliar neste momento como é que [a medida] afetará a dinâmica do mercado no futuro". 


De acordo com o anúncio feito esta terça-feira por Duarte Cordeio, ministro do Ambiente, e Teresa Ribera, ministra espanhola para a Transição Ecológica, o mecanismo aprovado terá uma duração de cerca de 12 meses e permitirá fixar o preço médio do gás em cerca de 50 euros por megawatt, contra o atual preço de referência no mercado de 90 euros, sendo que o preço começará nos 40 euros. 


Esta manhã, o preço do gás natural está a recuar 3,24% em Amesterdão, a referência para o gás, rondando os 104 euros por MWh. Na sessão anterior os preços chegaram a disparar 24%, após a Rússia cortar o fornecimento à Bulgária e à Polónia.

Ver comentários
Saber mais Bruxelas JPMorgan eletricidade preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio