Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Público: Governo quer executar garantia de nove milhões à Iberdrola

Em causa está a central de ciclo combinado na Figueira da Foz que deveria ter entrado em funcionamento em 2010, mas que a Iberdrola descontinuou em 2013. A eléctrica defende que renunciou à licença dentro dos prazos.

Bloomberg
19 de Fevereiro de 2016 às 09:25
  • ...

Depois da Galp Energia, agora foi a vez de a Iberdrola ter recebido uma notificação do Executivo para executar uma garantia de nove milhões de euros. A informação é avançada na edição do Público esta sexta-feira, 19 de Fevereiro.

 

O caso remonta a 2007, data em que a Iberdrola depositou a caução, no valor de nove milhões, como garantia da construção da central de ciclo combinado de Lavos, na Figueira da Foz. O projecto deveria ter entrado em funcionamento em 2010, mas a eléctrica presidida por Ignacio Galán abandonou estes planos em 2013.

 

Agora, o Ministério da Economia defende que a Iberdrola incumpriu com a sua obrigação de avançar com o projecto nos prazos acordados e quer executar a caução.

 

Uma opinião que não é partilhada pela empresa. Como fonte oficial da Iberdrola explicou ao Público "é improcedente uma possível execução das garantias", uma vez que a empresa renunciou à licença "dentro dos prazos que a lei portuguesa prevê".

 

A Iberdrola foi notificada pelo Governo no dia 11 de Fevereiro, tendo agora até ao próximo dia 25 para dar resposta.

 

Esta semana o Público também tinha noticiado que o Governo quer executar uma garantia de oito milhões de euros à Galp por a empresa ter desistido em 2013 de construir uma central eléctrica em Sines.

Ver comentários
Saber mais Galp Energia Iberdrola Ignacio Galán Ministério da Economia Governo Galp energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio