Notícia
Volume de negócios nos serviços acelera 3,3% em maio
Os índices de emprego e remunerações nos serviços apresentaram em maio variações homólogas de 3,8% e 10,1%.
O volume de negócios nos serviços acelerou em maio, tanto em termos homólogos (3,3%) como mensais (2,8%), após ter registado uma queda de 4% no mês anterior, anunciou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Não ajustado de sazonalidade e de efeitos de calendário, este índice desacelerou, passando de uma variação homóloga de 5,1% em abril para um crescimento de 2,7% em maio.
O INE apresentou ainda as secções com maior relevo na variação do índice total, das quais se destacam as atividades administrativas e dos serviços de apoio, o alojamento, restauração e similares, e também os transportes e armazenagens.
As atividades administrativas e dos serviços de apoio apresentaram uma variação homóloga de 10%, o que originou um contributo de 1,6 p.p. para o resultado agregado; o alojamento, restauração e similares registaram um aumento homólogo de 6,6%, contribuindo com 1,3 p.p. para o índice total, ao passo que os transportes e armazenagem registaram um aumento homólogo de 4,2%, contribuindo com 1,1 p.p. para o índice total.
O INE refere também que os índices de emprego e remunerações ajustados de efeitos de calendário apresentaram variações homólogas de 3,8% e 10,1%, respetivamente, contra aumentos de 5,0% e 10,1% em abril. Já o índice de número de horas trabalhadas apresentou uma variação homóloga de -0,4%, contra um aumento de 0,9% em abril.