Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios nos serviços acelera em janeiro

Os índices de emprego e remunerações (ajustado de efeitos de calendário), apresentaram em janeiro variações homólogas de 2,1% e 5,5%.

Há uma maior prevalência de empresas “zombie”, em Portugal, entre o setor do comércio e restauração. Pandemia agravou cenário.
Mariline Alves
  • ...
O crescimento do volume de negócios nos serviços acelerou em janeiro, tanto em termos homólogos (2%) como de variação mensal (0,7%), anunciou esta segunda -feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O aumento face ao mesmo mês do ano passado é superior em 2,4 pontos percentuais ao observado em dezembro de 2023.

Não ajustado de sazonalidade e de efeitos de calendário, este índice passou de uma redução homóloga de 4% em dezembro para um crescimento de 1,8% em janeiro.

O instituto de estatística realça ainda que todas as secções contribuíram positivamente para a variação do índice total. "O alojamento, restauração e similares, aumentou 8,5% (7,7% no período precedente) e teve o maior contributo (0,8 p.p.) para o total", salienta.

As atividades de consultoria, científicas e técnicas apresentaram uma variação homóloga de 8,9%, o que originou um contributo de 0,7 p.p. para o resultado agregado; os transportes e armazenagem registaram um aumento homólogo de 2,1%, contribuindo com 0,3 p.p. para o índice total, ao passo que o comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos, apresentou uma variação homóloga de 0,2%, contribuindo com 0,1 p.p. para o resultado agregado.

O INE refere também que os índices de emprego e remunerações ajustados dos efeitos de calendário apresentaram subidas homólogas de 2,1% e 5,5%, respetivamente, contra aumentos de 2,5% e 5,9% em dezembro. O índice de número de horas trabalhadas manteve-se inalterado em termos de comparação homóloga.
Ver comentários
Saber mais Empregador Emprego Instituto Nacional de Estatística Economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio