Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios nos serviços abranda crescimento em Maio

O volume de negócios no sector dos serviços manteve-se na senda do crescimento em Maio. Contudo, o ritmo de crescimento desacelerou no quinto mês do ano. Remunerações e horas trabalhadas acentuaram aumento.

Miguel Baltazar
11 de Julho de 2017 às 11:24
  • ...

Maio continuou a ser um mês positivo para os negócios no sector dos serviços. Mas um pouco menos que no mês anterior. O índice de volume de negócios nos serviços, revelado esta terça-feira, 11 de Julho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registou em Maio uma variação homóloga nominal de 7,5%. Este valor contrasta com a variação homóloga de 8,7% registada em Abril.

"Todas as secções apresentaram variações positivas face ao período homólogo. O índice da secção de Comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos, foi o que registou o contributo mais elevado para o índice agregado (3,3 pontos percentuais), determinado por uma variação homóloga de 5,9% (9,0% em Abril). Esta secção foi também a que mais contribuiu para a desaceleração do índice agregado entre Abril e Maio", pode ler-se no comunicado do gabinete de estatística.

Em relação ao emprego, Maio foi um mês foi de continuidade. O índice de emprego registou uma variação homóloga de 3,9%, o mesmo valor registado em Abril.

Já no que diz respeito às remunerações verificou-se uma aceleração, uma vez que o índice de remunerações efectivamente pagas subiu, em termos homólogos, para 4,8% em Maio, quando no mês anterior estava nos 3,3%.

As horas trabalhadas no quinto mês deste ano também aumentaram. O índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de calendário, cresceu, em termos homólogos, para 3,3% em Maio, quando em Abril estava nos 0,8%.

Ver comentários
Saber mais volume de negócios no sector dos serviços INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio