Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vodafone bate BT na primeira batalha pela Airtel

A operadora britânica, Vodafone Airtouch, bateu a sua concorrente, a British Telecom (BT), no primeiro confronto directo pelo controlo da Airtel. Para isso a Vodafone estabeleceu alianças com a...

24 de Janeiro de 2000 às 11:55
  • ...
A operadora britânica, Vodafone Airtouch, bateu a sua concorrente, a British Telecom (BT), no primeiro confronto directo pelo controlo da Airtel. Para isso a Vodafone estabeleceu alianças com a Acciona, Abelló e Alba, três accionistas de referência no núcleo duro da Airtel.

A Vodafone realizou na semana passada um acordo com os três maiores accionistas da operadora espanhola, com objectivo destes subscreverem opções de venda de 16,91% da Airtel a favor da Vodafone, por troca de acções com a operadora britânica. Este acordo foi realizado com uma avaliação da operadora espanhola em 24,04 mil milhões de euros (4,819 mil milhões de contos), nas mesmas condições da oferta por parte da Vodafone ao Banco Santander Central Hispano (BSCH) e aos restantes accionistas espanhóis.

Com esta valorização da operadora espanhola, os 16,91% da Acciona, Abello e Alba correspondem a um valor monetário de 4,06 mil milhões de euros (814 milhões de contos). A Vodafone que já controla 21,7% da Airtel, poderá aumentar a sua participação, através de opções de venda de 16,91% do capital da operadora espanhola, que estão em mãos da Acciona com uma participação de 10,85%, da Alba que detém 2,74% e Torrea que tem 3,32%. Contudo, estes accionistas receberão em troca uma posição na Vodafone de 3%. Deste modo, a Acciona passaria a deter 1,9% da Vodafone, enquanto a Abelló ficaria com 0,6% e Alba com 0,5%.

Encerrado o acordo com o núcleo duro, apenas falta realizar à Voldafone, o acordo com o BSCH e os quatro fundos de investimento para obter o controlo da operadora espanhola.

Caso se concretize este acordo, o BSCH deterá 5,5% do capital da Vodafone e passará a ser um dos maiores accionistas da operadora britânica.

A única situação que poderia ensombrar o triunfo da Vodafone é a atitude que tomará a British Telecom (BT). Perante um cenário de aquisição da Airtel por parte da Vodafone, a estratégia da BT teria fracassado no mercado espanhol, pois ficaria de fora do sector das telecomunicações móveis, já que não apresentou nenhuma processo de candidatura ao concurso de licenças UTMS. Segundo alguns analistas, a BT poderia endurecer a sua posição recorrendo aos tribunais para fazer firmar um acordo realizado em Abril de 1998, com a Vodafone, Alba, Abello e Acciona.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio