Notícia
Visabeira e grupo indiano constituem empresa de capitais mistos
A empresa nacional Visabeira Global, do Grupo Visabeira, assinou esta quarta-feira uma parceria com a M. P. Birla Group, uma das maiores companhias industriais da Índia, acordo que vai permitir a constituição de uma empresa de capitais mistos.
O presidente da Visabeira Global, João Castro, explicou que este acordo tem como objectivo a constituição da Birla Visabeira Private Limited, uma empresa de capitais nacionais e indianos, no prazo máximo de 60 dias, e que "irá actuar nos sectores das telecomunicações, energia e construção".
Durante a cerimónia, que decorreu ao final da tarde em Viseu, João Castro explicou que, no ramo das telecomunicações, a actividade centrar-se-á no projecto, construção e manutenção de infra-estruturas de rede fixa e rede móvel, nomeadamente torres de telecomunicações, redes de banda larga, redes domésticas de fibra, redes TV cabo e soluções de conectividade e gestão no segmento empresarial.
"Ainda no âmbito da actividade das telecomunicações, estarão incluídos a concepção, o projecto, o ‘procurement’ (aquisição), a construção, instalação, manutenção e operação de redes de fibra óptica", acrescentou.
No ramo da construção, a Birla Visabeira estará capacitada para a construção e manutenção de infra-estruturas rodoviárias e caminhos-de-ferro, electrificação, sinalização e comunicações em transportes ferroviários e rede de metropolitano.
Na área ambiental, actuará no tratamento de água, lixo e efluentes; e no abastecimento de água às comunidades urbanas e rurais.
Já na energia, desenvolverá a sua acção na rede de transporte e distribuição de energia eléctrica, exploração e distribuição de energia eólica e fotovoltaica.
"A actividade da Birla Visabeira arrancará já até ao final de 2015 com dois projectos atribuídos na Índia: um dedicado à construção da uma rede de fibra óptica e outro à construção de infra-estruturas para a distribuição de electricidade. Depois da consolidação no mercado indiano, a Birla Visabeira tem como objectivo estender, nos próximos anos, as suas operações a outros países daquela região do globo", informou.
A cerimónia contou com a presença do presidente da M.P. Birla Group, Y.S.Lodha, e com o embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nath Misra, que se congratularam com a construção desta ponte entre os dois países.
"A Índia oferece grandes oportunidades de investimento: convidamos as companhias portuguesas a investir na Índia. Não pedimos apenas que nos venham ajudar, mas a fazerem dinheiro na Índia", realçou o embaixador indiano.
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, considerou que esta parceria é uma forma de abrir a região ao mundo. "Espero que signifique o incremento de relações, mas também a disponibilidade para que Viseu seja destino de investimento deste grupo da Índia", concluiu.
O grupo M.P Birla Group possui mais de 500 fábricas, numa ampla gama de indústrias, tais como têxteis, fibras, lãs, automóveis, máquinas industriais e têxteis, açúcar, papel, transporte, cimento, alumínio, cobre, fertilizantes, produtos químicos, energia, entre outros.