Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Varig alcança lucros trimestrais depois de anos com prejuízos

A Varig, companhia aérea brasileira, atingiu o seu primeiro lucro no terceiro trimestre depois de vários anos de prejuízos de 261 milhões de reais (72 milhões de euros), mas ainda acumulou resultados negativos de 305 milhões de reais (84 milhões de euros)

29 de Novembro de 2004 às 17:02
  • ...

A Varig, companhia aérea brasileira, atingiu o seu primeiro lucro no terceiro trimestre depois de vários anos de prejuízos de 261 milhões de reais (72 milhões de euros), mas ainda acumulou resultados negativos de 305 milhões de reais (84 milhões de euros) entre Janeiro e Setembro, divulgou a transportadora.

A melhoria dos resultados no trimestre reflectiu a subida de 26,5% nas receitas. Nos primeiros noves meses, as receitas da Varig totalizaram os 6,2 mil milhões de reais (1,7 mil milhões de euros).

Apesar da melhoria operacional, a empresa continua a precisar de injecção de capital para sanear as dívidas que atingem os dois mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros).

O Governo de Lula da Silva prepara um pacote de ajuda financeira à companhia aérea brasileira, depois da frustrada tentativa de fusão com a rival TAM, proposta pelo governo mas rejeitada pelos accionistas de referência a Fundação Ruben Berta.

Mas ultimamente, os accionistas de referência dizem que estão dispostos a abrir o capital para salvar a empresa brasileira. Todavia, a questão está em que o ministro da Fazenda (Finanças), António Palocci não quer entrar com dinheiro dos cofres públicos para evitar a falência da companhia.

Os principais credores da Varig são o Fisco, o Banco do Brasil, BR Distribuidora (Petrobrás), fornecedora de combustível, a Infraero, que gere os aeroportos, o fundo de pensão Aerus, GE Varig Engines, Gecas, Nissho Iwai e Brazilian American Merchant Bank, segundo a Reuters.

*Correspondente em São Paulo

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio