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Unilever compra unidade da Glaxo por 3,3 mil milhões de euros
A empresa anglo-holandesa chegou a acordo para comprar a unidade de consumo na Índia da GlaxoSmithKline. O objectivo é reforçar a presença nos mercados emergentes, que já representam cerca de dois terços das receitas da Unilever.
A Unilever chegou a acordo para comprar a unidade de consumo da GlaxoSmithKline na Índia, incluindo a marca de bebidas quentes à base de malte Horlicks, num negócio avaliado em 3,3 mil milhões de euros (3,8 mil milhões de dólares). O objectivo da empresa é reforçar a sua presença numa economia que tem vindo a registar um dos crescimento mais rápidos a nível mundial.
De acordo com a Bloomberg, esta é uma das maiores aquisições da Unilever sob a liderança do CEO Paul Polman. É também a primeira grande compra desde que o plano da empresa anglo-holandesa para concentrar a sua sede em Roterdão, na Holanda, falhou em Outubro devido à pressão dos accionistas britânicos.
"Se olharmos para o portefólio de alimentos da Unilever na Índia, estão seriamente atrasados, especialmente em comparação com o portefólio global da Unilever", afirmou Anand Shah, analista da Axis Capital, à Bloomberg.
Esta operação vai reforçar a presença da fabricante da marca Dove nos mercados emergentes que já representam cerca de dois terços das receitas. A unidade indiana de bebidas quentes à base de malte está avaliada em 78,7 mil milhões de rupias (1,1 mil milhões de dólares), de acordo com a Euromonitor International.
Além da Horlicks, a Unilever vai passar a controlar a Boost, outra marca líder neste segmento. O acordo inclui ainda 556 milhões de libras (724 milhões de dólares) por uma percentagem de 82% na unidade da Glaxo em Bangladesh.
A Unilever vai usar a expansão da rede de distribuição para levar estas bebidas a mais consumidores, afirmou Sanjiv Mehta, "chairman" da subsidiária indiana Hindustan Unilever. "Se conseguirmos levar este portefólio para mercados rurais e para outros mercados, vamos dar passos significativos em termos de crescimento", reforçou.