Notícia
Uma das maiores produtoras de canábis do mundo expande-se para Portugal
A Aurora Cannabis chegou a acordo para comprar 51% da portuguesa Gaia Pharm, entrando desta forma no mercado português. O valor da operação não foi revelado.
A Aurora Cannabis, uma das maiores produtoras de canábis do mundo, vai entrar no mercado nacional, através da compra de 51% da Gaia Pharm, uma empresa que recebeu a autorização para o cultivo de canábis no dia 21 de fevereiro.
"Portugal, com uma população superior a 10 milhões de pessoas, representa um mercado atrativo. Faz parte da Zona Euro, tem uma rede regulatória que encoraja a produção doméstica e oferece custos laborais favoráveis", explica a Aurora num comunicado emitido esta terça-feira, 26 de fevereiro.
A empresa passará a chamar-se Aurora Portugal, adianta a mesma fonte, que não revela qual o montante envolvido no negócio.
A Aurora adianta que a construção da nova unidade de produção "vai ser feita por fases, prevendo-se que a primeira fase esteja concluída no terceiro trimestre de 2020". Depois de terminada esta primeira fase, a empresa estima que a capacidade de produção ronde os dois mil quilos por ano e que aumente para quatro mil quando a segunda fase estiver concluída.
A entrada em Portugal eleva para 24 o número de países onde a Aurora está ativa, adianta a empresa.
Portugal tem atraído o interesse na área da canábis. A Tilray, por exemplo, é a empresa mais valiosa do mundo e escolheu o país, mais precisamente a região de Cantanhede para um investimento de 20 milhões de euros. Mas não é projeto único. A empresa Sababa Portugal prevê investir 16 milhões em produção de canábis medicinal em Campo Maior e a farmacêutica internacional Cann10 anunciou um investimento de 10 milhões de euros numa fábrica de produtos medicinais à base de canábis, a instalar em Vila de Rei. E há outros projetos em curso.