Notícia
Três candidatos na corrida ao Metro do Porto
Transdev, Veolia e a Barraqueiro são os três candidatos aceites à corrida para a subconcessão por cinco anos da operação e manutenção do sistema de metro ligeiro da área metropolitana do Porto. A fase de análise das candidaturas vai estender-se durante um máximo de 90 dias.
21 de Maio de 2009 às 17:08
Transdev, Veolia e a Barraqueiro são os três candidatos aceites à corrida para a subconcessão por cinco anos da operação e manutenção do sistema de metro ligeiro da área metropolitana do Porto. A fase de análise das candidaturas vai estender-se durante um máximo de 90 dias.
O dominador comum às candidaturas aceites é a presença francesa, já que a Transdev, a Veolia e a Keolis (está integrada no consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro) são todas originárias de França.
No que toca à Transdev, que é a actual operado do sistema do Metro do Porto, a candidatura engloba ainda a Efacec e três operadores rodoviários da região Norte – Valpi, Gondomarense e Espírito Santo.
O consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro (detém 50%) integra ainda, além da francesa Keolis (tem 20% do consórcio), a Manvia (faz parte do universo Mota-Engil e tem 10%) e a Arriva (20%).
Ao que o Negócios apurou, a Veolia também se candidatou e completa o trio que está na corrida. O grupo francês, o maior operador europeu privado de transportes de passageiros, era tido há muito como um dos interessados no concurso e acabou mesmo por avançar.
O valor máximo de referência estabelecido no programa é de 265 milhões de euros, para pagamento à empresa concessionária. O prazo contemplado abrange o período 2010-2015.
O dominador comum às candidaturas aceites é a presença francesa, já que a Transdev, a Veolia e a Keolis (está integrada no consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro) são todas originárias de França.
O consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro (detém 50%) integra ainda, além da francesa Keolis (tem 20% do consórcio), a Manvia (faz parte do universo Mota-Engil e tem 10%) e a Arriva (20%).
Ao que o Negócios apurou, a Veolia também se candidatou e completa o trio que está na corrida. O grupo francês, o maior operador europeu privado de transportes de passageiros, era tido há muito como um dos interessados no concurso e acabou mesmo por avançar.
O valor máximo de referência estabelecido no programa é de 265 milhões de euros, para pagamento à empresa concessionária. O prazo contemplado abrange o período 2010-2015.