Notícia
Toshiba em conversações para vender 16% da Westinghouse Electric
A Toshiba, fabricante japonesa de reactores nucleares, de bens de consumo electrónicos, e de aparelhos domésticos está em conversações para vender uma parte da empresa de energia nuclear Westinghouse Electric.
A empresa está em discussão com três partes interessadas sobre a possibilidade de venda de cerca de 16% do negócio, segundo Toru Ohara, o porta-voz da Toshiba em Tóquio.
A Toshiba afirmou em Outubro que estava disposta a negociar, desde que mantivesse o controlo maioritário da empresa. Uma venda iria permitir-lhe descartar participações depois de ter sido obrigada a comprar 20% da Westinghouse Electric , quando o Shaw Group exerceu a opção de venda. Isto irá reduzir o risco de exposição da Toshiba face à intenção do Japão de encerrar centrais de energia nuclear, bem como a tendência global de crescimento das energias alternativas.
"A situação em torno da energia nuclear mudou desde a altura em que a Toshiba comprou a Westinghouse Electric", disse Yuichi Ishida, analista da Mizuho Investors Securities. "A Toshiba comprou acções da Westinghouse a um preço um pouco elevado, por isso vai demorar algum tempo até vender os seus títulos."
A Toshiba pagou cerca de 4,16 mil milhões de dólares (3,15 mil milhões de euros) por 77% dos serviços nucleares, em 2006. Tem agora 67%, após vender 10% à Kazakhstan’s Kazatomprom.