Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tarifas de electricidade baixam 2,5% com fim dos CAE

A extinção dos CAE – Contratos de Aquisição de Energia, que vai acontecer até ao final do primeiro semestre, terá um impacto médio de 2,5% nas tarifas de electricidade, no caso de ser aprovado um valor de referência de 50 euros por megawatt/hora no âmbito

22 de Janeiro de 2007 às 18:41
  • ...

A extinção dos CAE – Contratos de Aquisição de Energia, que vai acontecer até ao final do primeiro semestre, terá um impacto médio de 2,5% nas tarifas de electricidade, no caso de ser aprovado um valor de referência de 50 euros por megawatt/hora no âmbito dos CMEC – custos de manutenção do equilíbrio contratual.

Este valor foi avançado pelo administrador da EDP, João Manso Neto, durante os esclarecimentos adicionais sobre o plano de negócios até 2010, apresentado aos jornalistas esta tarde em Lisboa.

A EDP, deverá receber neste contexto um encaixe adicional próximo do bilião de euros pela compensação do fim dos CAE, em vez dos 3,3 mil milhões que estavam inicialmente apontados para um valor de referência de 36 euros por MW/hora.

"As negociações estão a decorrer e deverão estar concluídas até ao final deste semestre", declarou António Mexia, CEO da eléctrica.

A EDP lembrou que está prevista, nos termos legais, uma operação de securitização do montante de compensação pelo fim dos CAE, valor que vai depender do valor de referência fixado pelo Governo.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio