Notícia
Swissair e Governo suíço discutem hoje sobrevivência da transportadora aérea
O Swissair Group e o Governo suíço vão discutir hoje um plano para evitar a falência da transportadora, após um sindicato bancário ter garantido à Swissair um empréstimo de mil milhões de francos...
A dívida da transportadora suíça ascende actualmente aos 17 mil milhões de francos suíços (11,49 mil milhões de euros ou 2,30 mil milhões de contos), representando mais de 38 vezes a sua capitalização bolsista, depois de no ano passado ter registado prejuízo 2,9 mil milhões de francos suíços (1,96 mil milhões de euros ou 393 milhões de contos).
Os ataques terroristas de 11 de Setembro custaram à transportadora suíça, na primeira semana, um total de 65 milhões de francos suíços (43,94 milhões de euros ou 8,81 milhões de contos), o que levou a Swissair a anunciar que irá despedir três mil trabalhadores e cancelar os voos de um quarto da sua frota de longa distância.
Uma das hipóteses para salvar a Swissair será a sua participada Crossair, a maior transportadora aérea regional da Europa, adquirir as operações mais rentáveis da empresa suíça.
As acções do Swissair Group estarão hoje e amanhã suspensas de negociação. Contudo, os títulos da transportadora perderam mais de 47,97% do seu valor desde o ataque terrorista aos Estados Unidos, encerrando sexta-feira a cotar nos 41,05 francos suíços (27,76 euros ou 5.565 escudos).