Notícia
STCP e Metro do Porto com quatro candidatos
Transdev, Alsa, Barraqueiro e Gondomarense entregaram esta quinta-feira um total de sete propostas para a subconcessão da STCP e do Metro do Porto.
A STCP e a Metro do Porto receberam esta quinta-feira um total de sete propostas no âmbito do processo para a subconcessão, relançado em Agosto através de ajuste directo.
Transdev, Alsa (do grupo National Express), Barraqueiro e Gondomarense foram os quatro candidatos à gestão das duas empresas de transporte público do Porto nos próximos 10 anos.
O prazo para a entrega das propostas terminou às 17 horas desta quinta-feira, sendo que o preço era o único critério de avaliação.
Os processos para as subconcessões da STCP e do Metro do Porto foram lançados em Agosto de 2014. No entanto, apesar do consórcio TMB/Moventis ter ganho o concurso, os contratos não foram para a frente depois de ter falhado em meados de Agosto o pagamento da caução para assegurar a adjudicação da STCP.
O Governo decidiu relançar o processo, agora sob a forma de ajuste directo, tendo convidado as 24 entidades que há um ano tinham levantado o caderno de encargos a entregarem propostas.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, justificou então a decisão de relançar o processo com a necessidade de reduzir encargos e de realizar investimento, que as duas empresas de transportes não têm capacidade de fazer enquanto estiverem na esfera pública.