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SPdH lucra 2,4 milhões em 2004 e prevê duplicar este ano

A SPdH (Serviços Portugueses de Handling) fechou 2004 com lucros de 2,4 milhões de euros, contra 1,2 milhões apurados em 2003. A empresa participada pela TAP, que passou a ser controlada pela espanhola Globalia a partir do final do ano passado, anunciou h

30 de Março de 2005 às 16:33
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A SPdH (Serviços Portugueses de Handling) fechou 2004 com lucros de 2,4 milhões de euros, contra 1,2 milhões apurados em 2003. A empresa participada pela TAP, que passou a ser controlada pela espanhola Globalia a partir do final do ano passado, anunciou hoje a mudança de imagem e marca para Groundforce Portugal.

Em 2004, a empresa registou um crescimento de 13,2% nos proveitos para 127 milhões de euros. O EBITDA (cash-flow operacional) subiu mais de 50% para os 8,9 milhões de euros, enquanto os resultados operacionais cresceram mais de 100% para os 5,4 milhões de euros.

O ano de 2004 consolidou a recuperação financeira e económica da SPdH, iniciada já no ano anterior, de uma situação de estagnação do mercado e resultados negativos em 2000, ano que marcou a abertura do mercado nacional do "handling" (assistência em terra) à concorrência, frisou o administrador-delegado Ângelo Esteves.

Para 2005 prevê-se uma consolidação do crescimento dos principais indicadores, designadamente um progresso superior a 5% das receitas, a duplicação do resultado líquido (para quase cinco milhões de euros) e a obtenção de uma margem EBITDA superior a 9% (7% em 2004).

SPdH e Globalia juntos nos aeroportos espanhóis

A SPdH e a Globalia vão analisar a participação conjunta nos concursos de concessão da operação de "handling" dos aeroportos espanhóis, cuja primeira fase vai arrancar este ano com cerca 17 aeroportos de menor dimensão. Os restantes deverão avançar até ao final de 2006.

Segundo o presidente da Globalia, Juan Hidalgo, existe um compromisso de participação conjunta das duas empresas, mas os contornos da parceria serão definidos para cada fase.

A SPdH e a Globalia iniciaram no final do ano a operação de «handling» nos principais aeroportos de Marrocos, tendo já garantido como clientes a Lufthansa e a Thomas Cook, entre outros.

A empresa portuguesa está interessada em entrar na operação do mercado brasileiro, aproveitando o facto do accionista TAP ser já a principal transportadora estrangeira naquele país. Apesar do interesse, Ângelo Esteves realça que a prioridade da empresa é consolidar de forma sustentada a expansão internacional iniciada o ano passado.

Os mercados africanos de língua oficial portuguesa e os negócios complementares ao «handling», como assistência técnica e manutenção de equipamentos (com maior margem) fazem ainda parte da estratégia de diversificação de mercados e negócios da SPdH.

O capital da SPdH é detido em 50,1% pela espanhola Globalia, em 43,9% pela TAP e em 6% pela Portugália.

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