Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas da Amazon sobem 10% mas "guidance" dececiona

A gigante do comércio eletrónico superou as previsões de receitas e lucros por ação no quarto trimestre, mas dececionou nas projeções para o trimestre atual, o que poderá refletir os investimentos em IA. Receitas da divisão de cloud ficaram aquém das expectativas. Ações caem 3%.

Mike Segar / Reuters
  • ...

A Amazon registou uma subida homóloga das vendas líquidas de 10% para 187,79 mil milhões de dólares no quarto trimestre, disse a gigante do comércio eletrónico na apresentação de resultados esta quinta-feira, depois do fecho do mercado em Wall Street.

A empresa fundada por Jeff Bezos apresentou também uma subida dos lucros para 1,86 dólares por ação. Em termos globais, o lucro líquido aumentou para 20,0 mil milhões, contra 10,6 mil milhões no trimestre homólogo.

Os resultados ficaram acima das expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam receitas de 187,32 mil milhões e um lucro por ação de 1,50 dólares.

A deceção esteve nas previsões de vendas para o primeiro trimestre, que deverão situar-se, de acordo com a empresa, entre 151 mil milhões e 155,5 mil milhões, contra estimativas de 158,64 mil milhões.

A empresa prevê também lucros operacionais entre 14 mil milhões e 18 mil milhões, face às projeções de 18,24 mil milhões, de acordo com o consenso da Bloomberg. No quarto trimestre, os lucros operacionais dispararam para 21,20 mil milhões face a estimativas de 18,84 mil milhões.

As fracas previsões, que no patamar mais baixo implicariam a taxa de crescimento das vendas mais lenta de que há registo na empresa, poderão refletir os pesados investimentos em inteligência artificial (IA), com a crescente rivalidade no setor, refere a Bloomberg.

A empresa investiu no quarto trimestre, com a aposta em novas ferramentas de IA, um valor recorde de 27,83 mil milhões, de acordo com o Wall Street Journal.  

Contudo, no comunicado que acompanha os resultados, a Amazon refere que o "guidance" se deve a uma previsão de um "impacto cambial invulgarmente grande e desfavorável" que pode atingir os 2,1 mil milhões.

Os investidores reagiram negativamente às previsões no mercado "after hours", com as ações a recuarem cerca de 3%.  

Nos principais segmentos, as vendas nas lojas online subiram 7,1% para 75,56 mil milhões, contra estimativas de 74,71 mil milhões, enquanto na Amazon Web Services (a unidade de cloud), as receitas líquidas foram de 28,79 mil milhões, uma subida de 19%, mas que ficou ligeiramente aquém das expectativas de 28,82 mil milhões.

Notícia atualizada pela última vez às 21:56

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio