Notícia
Sonae Sierra vai gerir “shoppings” em Moscovo
A Sonae Sierra, que está presente em 14 países nos quatro cantos do mundo, acaba de entrar na Rússia: assinou um acordo para a criação de uma “joint venture” com uma imobiliária russa para o fornecimento de serviços. A empresa portuguesa vai gerir o “shopping” Mozaica, em Moscovo, que deverá abrir ainda este ano.
Chegou à China em Abril, entra agora na Rússia. A Sonae Sierra continua a somar geografias no negócio da prestação de serviços. Proprietária de 47 "shoppings" em vários países, esta especialista em centros comerciais tem vindo a capitalizar o seu "know-how" com a entrada em novos mercados através de parcerias para a gestão de projectos de terceiros, tendo inclusive criado um departamento dedicado em exclusivo a este segmento de negócio – o EMEA Sierra Services.
Em comunicado, a Sonae Sierra revela que vai também gerir "shoppings" na Rússia: assinou um acordo para a criação de uma "joint venture" (50/50%) com a imobiliária russa OST Development para o fornecimento de serviços de gestão e comercialização ao portefólio de desenvolvimento deste cliente de serviços.
A OST Development está actualmente envolvida no desenvolvimento de três projectos no centro da Rússia: o Centro Comercial e de Lazer Mozaica e o projecto multiusos Yasenevo, ambos em Moscovo, e um complexo de lazer e entretenimento em Tula.
Com abertura prevista para o final deste ano, o Mozaica terá mais de 210 lojas, em aproximadamente 68 mil metros quadrados de área bruta locável, e 2.500 lugares de estacionamento.
A nova"joint venture"será responsável pela gestão do Mozaica, assim como pelas actividades de comercialização após a abertura, de forma a continuar a desenvolver a oferta comercial.
"Este contrato com a OST Development é um passo importante para o crescimento da nossa actividade de prestação de serviços no mercado russo, e confirma a procura de serviços exclusivos especializados no país", enfatiza José Falcão Mena, director do EMEA Services.
"Após vários serviços de consultoria prestados na Rússia nas áreas da arquitectura, ‘marketing intelligence’ e outros, consolidamos a nossa presença no país através de uma ‘joint-venture’ com um cliente-chave para o fornecimento de serviços profissionais de gestão e comercialização aos seus projectos comerciais", refere o mesmo gestor.
Já Alexey Kuzmin, diretor comercial da OST Development, manifesta a sua satisfação "por trabalhar" com a Sonae Sierra, "um dos especialistas em centros comerciais líder na Europa".
A Sonae Sierra considera que a Rússia "constitui uma grande oportunidade de desenvolvimento imobiliário", porquanto tem apenas 125 metros quadrados de área bruta locável por cada mil habitantes, menos de metade do que a média europeia de 270 metros quadrados.
Actualmente com seis projectos em fase de construção, incluindo três para terceiros, e quatro novos projectos em carteira, a Sonae Sierra fechou o primeiro semestre deste ano com um lucro de 47,8 milhões de euros, contra 4,6 milhões de euros de prejuízos gerados no mesmo período do ano passado.