Notícia
Sonae Sierra tem lucro de 11,8 milhões de euros até Março
A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, apresentou um resultado líquido de 11,8 milhões euros nos primeiros três meses do ano. O EBITDA situou-se nos 25,6 milhões de euros o que representa um decréscimo de 11% face ao mesmo período de 2013.
Os resultados da empresa foram condicionados por três razões. Em primeiro lugar, as vendas de activos realizadas em 2013, no seguimento da estratégia de reciclagem de capital da empresa - Parque Principado, em Espanha, e Valecenter e Airone, em Itália. Em segundo lugar, a variação desfavorável da taxa de câmbio média do Real Brasileiro entre o 1º trimestre de 2014 e o 1º trimestre de 2013, e em terceiro lugar, o reforço da estrutura corporativa para fazer face ao crescimento nas novas geografias.
Durante o período em análise, manteve-se a recuperação da performance operacional do portefólio europeu já evidenciada no 2º semestre de 2013, com reflexos no aumento das vendas dos lojistas, enquanto o portefólio no Brasil continuou a crescer a bom ritmo.
As vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 0,5%, numa base comparável com o período homólogo de 2013, destacando-se o crescimento de 2,7% em Portugal e em Itália apesar do habitual efeito positivo da Páscoa ir apenas reflectir-se nas vendas do mês de Abril. No Brasil continuamos a registar uma performance positiva com uma subida nas vendas dos lojistas de 7,7% (em BRL), numa base comparável com o período homólogo de 2013.
A taxa de ocupação global do portefólio foi de 94,6%, um decréscimo de 0,7% face ao mesmo período de 2013, num contexto em que as taxas de ocupação e comercialização no sector imobiliário de retalho na Europa continuam a ser afectadas pela actual situação económica.
Segundo o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, “o primeiro trimestre de 2014 reforçou a tendência de recuperação da performance operacional do nosso portefólio na Europa. Destaco ainda, neste período, a concretização do refinanciamento da dívida de três activos em Portugal num total de cerca de 156 milhões euros e a prossecução do crescimento da nossa actividade de prestação de serviços a terceiros, com novos contratos firmados em duas geografias distintas”.
Portugal e Espanha refinanciam de dívida da Sierra
Naquela que constitui outra das notas dominantes do trimestre, a Sonae Sierra conseguiu o refinanciamento da dívida de três centros comerciais num valor total de 156 milhões de euros, traduzindo a confiança da banca nacional e internacional na gestão e solidez da Empresa e dos seus activos.
No âmbito desta operação, o NorteShopping obteve um refinanciamento de 135 milhões de euros, enquanto o Centro Comercial Continente Portimão
foi refinanciado em 12 milhões de euros e o AlbufeiraShopping em 9 milhões euros. BES, BPI, Santander Totta, BIC, Banco Popular Portugal e Banco Popular Español foram as instituições envolvidas nestes refinanciamentos.
Investimentos em 211 milhões
Nestes primeiros três meses do ano, a Sonae Sierra iniciou a construção de dois novos projectos. Situado em Bucareste, Roménia, o ParkLake representa um investimento de 180 milhões de euros, e tem inauguração prevista para 2016. O centro irá conter uma oferta comercial variada e de qualidade em 70.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) com cerca de 200 lojas e 2.600 lugares de estacionamento coberto.
Em São Paulo, Brasil, iniciou-se a expansão e renovação do Franca Shopping, com conclusão prevista para o final de 2014. Esta expansão, que representa um investimento de 31 milhões de euros, vai acrescentar ao centro cerca de 11.000 m2 de ABL e 68 novas lojas, para um total de 30.000 m2 de ABL.
Ainda no primeiro trimestre de 2014 a Sonae Sierra assinou três novos contratos de gestão e comercialização, para activos em Marrocos e em Itália. Em Marrocos, a Sonae Sierra irá gerir e comercializar os centros comerciais Carré Eden, em Marraquexe, e Arribat Center, em Rabat. Em Itália, a Empresa assegurará a comercialização do novo centro comercial La Perle, localizado em Faenza.
Em Portugal, o Sierra Portugal Fund (SPF) chegou a acordo com o fundo GREP II, gerido pela Grosvenor Fund Management, para a aquisição da sua participação de 50% no AlbufeiraShopping e no Centro Comercial Continente de Portimão, passando assim a deter a totalidade de ambos os activos.
Já em Abril, e fora do perímetro dos resultados do 1º trimestre, a Sonae Sierra concretizou uma joint-venture com a CITIC Capital, empresa chinesa líder em gestão de investimentos, para o fornecimento de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais na China. Com sede em Xangai, a recém-criada empresa reúne uma equipa multidisciplinar de talentos locais e expatriados especializados em marketing, comercialização e gestão de centros comerciais. A equipa está preparada para prestar serviços a centros comerciais do portefólio da CITIC Capital ou de fundos geridos pela empresa.