Notícia
Sonae SGPS falha entrada no índice Dow Jones Stoxx 600
A Sonae SGPS, que estava bem colocada para passar a integrar o Dow Jones Stoxx 600, não vai integrar o índice gerido pela Stoxx Ltd. Portugal continua assim a contar com apenas sete empresas neste «benchmark», sendo que quatro – PT, BCP, Brisa e BPI - sub
A Sonae SGPS, que estava bem colocada para passar a integrar o Dow Jones Stoxx 600, não vai integrar o índice gerido pela Stoxx Ltd. Portugal continua assim a contar com apenas sete empresas neste «benchmark», sendo que quatro – PT, BCP, Brisa e BPI - subiram de posição.
Num comunicado a Stoxx Ltd anunciou hoje a revisão que fez a vários dos índices por si geridos. O DJ Stoxx 600, índice que reúne as 600 maiores empresas europeias, sofreu seis alterações, mas nenhuma delas inclui a Sonae SGPS.
Na última revisão a empresa de Belmiro de Azevedo estava na 605ª posição, mas numa lista que foi publicada antes da revisão ordinária do índice, a Sonae SGPS surgia em 592º lugar.
Simona Deckers, da Stoxx Ltd, já tinha adiantado ao Jornal de Negócios que a entrada da «holding» para o índice não era certa, já que «para ser inserida de forma automática, teria de estar, pelo menos, na posição 550ª do ‘ranking’».
A SES Global FDR, SAPRR, Maurel et Prom, DSV "B", British Energy Group e a Wolverhampton & Dudley Breweries vão passar a fazer parte do DJ Stoxx 600, substituindo os títulos da Amlin, British Vita, Valora, Credit Agr Ile de France, Novar e Kidde.
Estas alterações serão efectivas a partir 21 de Março.
Quatro acções portuguesas sobem no «ranking»
Na nova listagem dos títulos que integram o DJ Stoxx 600, continuam sete empresas portuguesas. A Portugal Telecom e o Banco Comercial Português são as únicas consideradas «large caps», tendo melhorado as suas posições. A operadora subiu de 116º para 110º e o banco passou para do 199º para o 182º lugar do «ranking».
Entre as «mid caps» a EDP manteve a 214º posição e a Brisa subiu um posto para o 329º lugar. Nas «small caps» o BES desceu de 385º para 397º, o Banco BPI subiu de 474º para 472º e a Cimpor desceu de 503º para 508º.
No Dow Jones STOXX Football não existiram alterações na carteira, com as SAD do Porto e do Sporting a continuarem no índice, na 19ª e 20ª posição, respectivamente.