Notícia
Sonae Capital regista lucros de 9,82 milhões no primeiro semestre
A empresa beneficiou de uma mais-valia de 14,4 milhões associada à venda Norscut. Ainda assim, os lucros ficaram bastante aquém do projectado pelo CaixaBI.
O resultado líquido da Sonae Capital aumentou de 860 mil euros, no primeiro semestre de 2015, para 9,82 milhões de euros no mesmo período deste ano, revelou a empresa em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários esta quinta-feira, 28 de Julho, um dia antes do previsto.
Os lucros da empresa liderada por Cláudia Azevedo beneficiaram de uma mais-valia de 14,4 milhões de euros associada à venda da Norscut em Abril deste ano. A empresa vendeu a participação indirecta de 36% na Norscut por 42 milhões de euros ao fundo de investimento em infra-estruturas Meridiam Infrastructure Europe II.
Este resultado fica, ainda assim, distante do estimado pelos analistas do CaixaBI, que apontavam para lucros de 23,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.
Já o volume de negócios consolidado cresceu 8,1% para 43,02 milhões de euros (contra 39,78 milhões um ano antes), com a generalidade dos negócios a apresentarem crescimentos de dois dígitos face ao trimestre homólogo, não obstante o decréscimo do segmento de energia, refere o comunicado.
No primeiro semestre, o EBITDA da Sonae Capital registou uma queda de 55,3% para 5,64 milhões de euros devido, em parte, "à alienação, no primeiro semestre de 2015, de activos imobiliários não estratégicos, em especial do activo "Duque de Loulé" que gerou uma mais-valia nos resultados consolidados de aproximadamente seis milhões de euros".
A casa de investimento da CGD projectava um recuo de 44,1% do EBITDA, de 12,1 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2015 para 6,7 milhões entre Janeiro e Junho deste ano.
(Notícia actualizada às 23:06)