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SIC quer diminuir peso da publicidade para 50% até 2010
A SIC quer diminuir a sua dependência face às receitas publicitárias, prevendo reduzir o peso da publicidade para 50% das receitas totais até 2010, em relação aos actuais 60%, adiantou o director-adjunto da Impresa, Ricardo Costa, em entrevista à agência
A SIC quer diminuir a sua dependência face às receitas publicitárias, prevendo reduzir o peso da publicidade para 50% das receitas totais até 2010, em relação aos actuais 60%, adiantou o director-adjunto da Impresa, Ricardo Costa, em entrevista à agência Reuters.
Em 2007, a SIC manteve as suas receitas publicitárias nos 115,8 milhões de euros, o mesmo valor que no ano anterior. Ainda assim, a estação de televisão, que neste momento ocupa o segundo lugar nas audiências, viu o seu "share" médio de audiências cair para 25,1%, em 2007, face aos 26,6% de 2006.
À medida que se aproxima a atribuição da licença para o 5º canal generalista, que será distribuída em 2008, Ricardo Costa lembra que a pressão competitiva vai aumentar com o aparecimento do novo canal.
"O quinto canal generalista aumentará a oferta da publicidade ‘free-to-air’ em 40%, passará dos actuais 30 minutos para 42 minutos. Quando há um aumento desta ordem, a tendência é que baixem os preços de publicidade (...) e é importante não estar muito dependente da publicidade", afirmou.
Em 2007, as receitas não publicitárias da estação de televisão cresceram 44% para cerca de 70 milhões de euros, passando a representar 40% do total, mais 10% que em 2006.
"Nós aí temos de nos defender com audiências, temos de ser competitivos e imaginativos com a publicidade e explorar outro tipo de receitas. O nosso objectivo é que em 2010 o grupo dependa da publicidade em 50%, e que outros 50% venham de receitas de outras áreas", acrescentou Ricardo Costa em entrevista à Reuters.
Quanto às audiências, Ricardo Costa salientou que a SIC tem conseguido melhorias, "com os mesmos custos de grelha do ano passado" e deverá conseguir obter audiências acima dos 25% estabelecidos como objectivo para 2008.
O responsável adiantou que a primeira grelha totalmente composta por Nuno Santos, o novo director de programas da SIC, será a de Setembro.
Ricardo Costa realçou ainda que a SIC está preparada para concorrer com o novo canal de notícias da TVI, apesar de considerar que o mercado não precisava de um novo canal deste género.