Notícia
Sector da distribuição assina contrato colectivo de trabalho
Associação do sector, presidida pela Jerónimo Martins e vice-presidida pela Sonae, Auchan e Ikea, compromete-se com um aumento salarial médio de 2%.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) anunciou esta quinta-feira, 16 de Junho, ter assinado neste dia com "os sindicatos que representam os trabalhadores do sector da distribuição" o "acordo sobre o novo contrato colectivo de trabalho".
O acordo colectivo de trabalho para o sector da distribuição estava a ser negociado desde 2015 entre a APED e os sindicatos, designadamente com o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal e com o SITESE – Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, afecto à UGT – União Geral dos Trabalhadores. O acordo que vigora actualmente data de 2010.
Segundo a nota da APED enviada esta quinta-feira às redacções, o novo acordo para o sector da distribuição em Portugal – alimentar e não alimentar – "prevê um aumento salarial médio de 2%".
"Esta revisão resultou do diálogo, compromisso e da cooperação entre todas as partes envolvidas nestas negociações agora concluídas com sucesso", adianta a nota da associação, actualmente presidida por Jorge Jordão, em representação da empresa Pingo Doce – Distribuição Alimentar, pertencente ao grupo Jerónimo Martins.
A Modelo Continente Hipermercados, do grupo Sonae, a Auchan Portugal Hipermercados (dona das redes Jumbo e Pão de Açúcar) e a Ikea Portugal, Móveis e Decoração, do grupo sueco homónimo, são actualmente os vice-presidentes da APED.
"A APED congratula-se com sentido de responsabilidade dos sindicatos na procura de soluções construtivas que resultam em ganhos para todo o sector e reafirma o seu compromisso e aposta no diálogo social", adianta ainda o comunicado.