Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Scottish & Newcastle conclui aquisição da Centralcer

O acordo definitivo de aquisição por parte da Scottish & Newcastle de mais 51% da Centralcer e da Água do Luso foi assinado hoje em Lisboa, após ter sido obtida a autorização da entidade reguladora de concorrência da Comissão Europeia.

25 de Junho de 2003 às 12:32
  • ...
O acordo definitivo de aquisição por parte da Scottish & Newcastle de mais 51% da Sociedade Central de Cervejas (SCC) e de 100% da Sociedade da Água do Luso (SAL) foi assinado hoje em Lisboa, após ter sido obtida, na semana passada, a autorização da entidade reguladora de concorrência da Comissão Europeia para que a operação fosse viabilizada.

O valor da transacção, através do qual a empresa líder do mercado cervejeiro britânico e um dos principais grupos europeus do sector passa a deter 100% da SCC, ronda os 342 milhões de euros, sendo os activos líquidos (referentes a 100% da SCC e a 100% da SAL) de 234 milhões de euros, em 31 Dez. 2002.

A S&N assume ainda a dívida da segunda maior cervejeira nacional de 157 milhões de euros e da empresa de águas. Do montante da dívida, 70 milhões de euros são já da responsabilidade da S&N, que controlava 49% da empresa, pelo que o valor do negócio ascende a 429 milhões de euros.

Em Maio último, a S&N adquiriu 100% das acções da Parfil, operação que constituiu um novo ponto de partida para vir a deter o controlo total da Sociedade Central de Cervejas (SCC) e da Sociedade da Água de Luso.

Do grupo accionista que alienou a sua posição na SCC fazem parte a Portugália, Administração de Patrimónios SA, a Companhia de Cervejas Estrela, o Banco Espírito Santo, a Fundação Bissaya Barreto, a Olinveste SGPS, a STDP-SGPS e a Corporación Masaveu. A SCC continuará a ser gerida por um núcleo independente de gestores, na sua maioria de nacionalidade portuguesa.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio