Notícia
Saprogal negoceia novas aquisições na Península Ibérica
O grupo Saprogal, especializado de rações e "pet food" (alimentação para animais domésticos) está a "trabalhar em várias oportunidades de negócio" em Espanha e Portugal, mercados que já lidera, avançou José Rocha Martins, director-geral executivo da empre
O grupo Saprogal, especializado de rações e "pet food" (alimentação para animais domésticos) está a "trabalhar em várias oportunidades de negócio" em Espanha e Portugal, mercados que já lidera, avançou José Rocha Martins, director-geral executivo da empresa.
Numa lógica que Rocha Martins encara como "natural" de concentração do sector, a Saprogal está actualmente a olhar para empresas mais pequenas do mercado de rações no território ibérico, depois das últimas duas aquisições na área de "pet food".
A companhia integra, desde 2 de Janeiro último, as marcas próprias da Nutral (do grupo francês Provimi) e a sua carteira de clientes na Península Ibérica. Rocha Martins não revela o valor do negócio da divisão ibérica de "pet food" da Nutral, qualificando-o apenas de "pequeno". Mais do que a sete mil toneladas de alimentação de animais domésticos, o director-geral da Saprogal reitera que a aquisição permite à companhia que lidera somar marcas "superpremium", com alto valor acrescentado, como a Kilina, nicho onde não estavam presentes.
Permite ainda que a companhia aglutine vendas de perto de 36 mil toneladas de comida para animais domésticos, representativo 10% das suas receitas em volume e 15% em valor, terminado que foi o exercício de 2006 com vendas aproximadas de 300 milhões de euros para a ibérica Saprogal. Contra a "estagnação" das vendas verificada no ano passado (justificadas nas rações pela "gripe das aves" e pelo ressurgimento da "língua azul" nos bovinos), a administração do grupo estima um crescimento de 6% para 2007.
A Saprogal adquiriu em Fevereiro de 2005 a área de rações ao grupo Nutasa (hoje mais dedicado à produção de biodiesel) e quatro meses depois comprou as marcas de "pet food" da mesma "holding", passando a produzir as mesmas na sua unidade em Madrid. No total a Saprogal detém 11 fábricas, das quais duas em Portugal (Cartaxo e Trofa).
A companhia é controlada desde Outubro de 2005 pelos fundos da espanhola Mercapital e da portuguesa Explorer Investments (que ficou com 7.5% do capital). A vendedora foi a Carlyle, que a tinha adquirido em Junho de 2004 à também norte-americana ConAgra Foods.