Notícia
SAC Capital poderá enfrentar pena de morte financeira
A SAC Capital Advisors, a empresa gestora de um fundo de 14 mil milhões de dólares, cerca de 10,59 mil milhões de euros, foi acusada esta quinta-feira pela procuradoria federal de Manhattan pelo crime de fraude, num esquema de acesso a informações privilegiadas que decorreu durante mais de uma década.
Esta acusação elevou as expectativas de que os 14 mil milhões de dólares em activos da SAC Capital Advisors serão confiscados, sujeitos a apreensão. “O Governo não pode mandar o Steve [dono da SAC] para a prisão”, afirmou Michael Bachner, o advogado de defesa e antigo procurador de Nova Iorque. “Mas decidiram aplicar a pena de morte ao seu dinheiro”.
O procurador Preet Bharara, encarregue deste caso, está decidido a confiscar “todos os direitos, títulos e interesses” da SAC, para provar que foi cometida uma fraude fiscal. A interpretação da decisão judicial, sugere, contudo, um resultado menos drástico para o fundo de investimento de Stanford, segundo noticia a Bloomberg.
Bharara não afirmou ao certo quanto é que pretende recuperar quando indiciou a SAC de fraude fiscal. Contudo, a lei sublinha que qualquer propriedade ou empresa envolvida em actividades de lavagem de dinheiro, ou ligada a empresas que praticam esses crimes, pode ser apreendida.
Os juízes aprovaram a apreensão dos lucros ilegais e do dinheiro que resultou desses ganhos, incluindo os juros aplicáveis, de acordo com os advogados que lidam com o assunto. Bharara afirmou que a conduta criminosa do fundo de investimento “resultou em centenas de milhões de dólares de lucros ilegais”.