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RTP acusa Gfk de não assegurar fiabilidade das audiências

O presidente da RTP, Guilherme Costa, acusou hoje a Gfk e a Comissão de Análise de Estudos de Meios por terem em funcionamento um sistema de medição de audiências que não permite assegurar a fiabilidade dos dados .

09 de Março de 2012 às 19:14
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“Estou convencido que a situação está longe de traduzir qualquer melhoria sobre a fiabilidade dos dados”, afirmou Guilherme Costa na conferência de imprensa de apresentação de resultados da RTP. “O que está em causa é saber se o sistema é bom ou não”, acrescentou o presidente do conselho de administração da RTP.

Sobre a carta enviada pela RTP à CAEM com um pedido de esclarecimentos sobre a fiabilidade dos dados, Guilherme Costa adiantou não ter recebido qualquer resposta daquela entidade. “Nem referência a que ia ser dada”, afirmou. A RTP, segundo o presidente, mantém a intenção de avançar com uma auditoria aos dados de audiência que a Gfk começou a fornecer a 1 de Março ao mercado e que mostraram uma descida significativa nas audiências da RTP. “A auditoria devia ser encarada por todos como um sistema de fiabilidade do sistema”.

“Convém que não se atire areia aos olhos em relação a esta situação”

Esta manhã, a conferência de imprensa, a CAEM divulgou que o sistema da Marktest - a empresa que antecedia Gfk na mediação de audiências – forneceu dados em que por 53 ocasiões alguns canais do cabo ficaram com zero espectadores durante a madrugada. Esta referência surgiu em resposta à informação divulgada, segundo a qual a RTP, numa tarde, ficou durante meia-hora sem espectadores num dos dias desta semana. “O número de zero audiências às três da manhã no cabo não tem o mesmo significado que o que aconteceu há dois dias”, quando a RTP ficou meia-hora com zero espectadores. "Convém que não se atire areia aos olhos em relação a esta situação”, afirmou o presidente da RTP.

Questionado sobre as dúvidas colocadas pelos agentes do mercado em relação ao grau de fiabilidade técnica do sistema da Gfk ainda na fase em que decorria o concurso, Guilherme Costa disse: “É hoje conhecido que o processo de escolha da Gfk esteve longe de ser Pacífico e a RTP manifestou as suas dúvidas nos locais e nos momentos próprios”.




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